Como fazer marketing nas redes sociais?

13 de maio de 2018 0 Por Sofia

A importância da presença digital

De cara já irei te mostrar como irei te apresentar o Gerenciagram, um aplicativo automação de Instagram. É uma das ferramentas mais usadas para marketing no Instagram. Agora vamos para o conteúdo.

Todo mundo já sabe que, atualmente, é indispensável que seu negócio esteja presente online e possua estratégias de marketing nas redes sociais.

Contudo, é importante lembrar que não é suficiente estar em todas mídias sociais e não as usar de maneira estratégica

Quero te informar: não basta postar por aí sobre seus produtos e serviços, e sim sobre o que sua audiência quer saber.

Se existe alguém em suas redes sociais ou canal, essa pessoa espera encontrar um conteúdo de qualidade e relevância para ela.

Outra coisa importante: ter muitos seguidores ou curtidas não necessariamente significa ter sucesso. Você precisa mais do que isso e, no fim das contas, sua presença digital precisa vender e gerar leads, não é mesmo?

Nesse artigo, irei abordas várias práticas comuns no marketing que podem fortalecer sua marca, no que tange as redes sociais. Vamos falar um pouco sobre elas e como colocá-las em prática e usar essas estratégias em favor de seu negócio:

Marketing de conteúdo em redes sociais

É uma estratégica que algumas empresas vem aderindo, mas ainda sim muitos empreendedores não dão a devida importância, e esse é mais um motivo para você utilizar o marketing de conteúdo no seu negócio.

Basicamente, essa estratégia consiste em gerar conteúdo de valor para seu público-alvo, fazendo que se envolvam, confiem e você e tenham um sentimento de gratidão com sua marca. Dessa maneira fica muito mais fácil vender um produto para seus atuais e futuros clientes. Porém, você deve gerar um conteúdo realmente relevante e que ajude sua audiência. A publicidade como conhecemos está cada vez mais ineficiente, portanto fique atento a essa estratégia.

conteúdo

Com o marketing de conteúdo você deve, primeiramente, atrair atenção das pessoas com seu conteúdo. Então esse é o primeiro estágio: atrair, convencer, gerar confiança. Para fazer isso é necessário que você conheça muito bem seu público alvo, você deve saber suas dores, medos, desejos e o que mais poder descobrir sobre ele.

Gaste tempo fazendo pesquisa sobre sua audiência. Uma ótima maneira de fazer isso é lendo os comentários na internet.

Depois disso você já está preparado para gerar o conteúdo. E você deve estar se perguntado em qual formato devo divulgar esse conteúdo?

Bom, você pode divulgar em artigos, e-books, vídeos etc. Identifique em qual rede social seu público está e ataque ali. Crie um blog e faça postagem regularmente, crie um canal no YouTube e suba vídeos de qualidade com frequência, faça pequenos vídeos no Instagram, compartilhe no Facebook. Enfim, as possibilidades são muitas. Você pode usar todas essas ferramentas que citei acima, mas antes é prudente você identificar se seu público está em todas elas.

É trabalhoso, o resultado vem a médio e longo prazo. Mas vai por mim, vale a pena.

Storytelling

Essa expressão, em inglês, é traduzida como “a capacidade de contar histórias relevantes”. No mundo no marketing, isso é usado não somente em textos, mas também em vídeos. Atualmente, grandes players do mercado usam essa estratégia com frequência. Usar essa ferramenta ajuda a aproximar o consumidor da marca, especialmente porque soa muito mais natural, porém com grande poder de persuasão.

Geralmente é usada para fidelizar clientes ou fazer o marketing de lançamento, seu negócio precisa de uma marca que tenha uma narrativa cativante e se apresentar de maneira sutil, diminuído a “distância” entre o consumidor e sua marca. Com conteúdo brando e que atinge o emocional das pessoas, as vendas tendem a aumentar de maneira indireta. A história contada entra na mente de quem recebe, além de gerar sentimento identificação e compreensão.

Transmedia em redes sociais

conteúdoTambém conhecido como “transmídia”, traduzida do inglês seria mais ou menos “além da mídia”. Ou seja, o conteúdo não fica somente a mídia de origem. Na prática, é certo dizer que significa várias mídias transmitindo diferentes conteúdos para a audiência, de maneira que os conteúdos se complementam.

Essa estratégia assemelha-se com o storytelling, pois tem também a ideia de contar uma história, a diferença é que essa história é contada através de múltiplos canais, com partes distribuídas de maneira diferente.

Na transmédia, não existe um melhor meio de comunicação. O mais importante é a relevância da história. Em suma, a transmedia vem depois do desenvolvimento de uma excelente história.

Interação no marketing em redes sociais

É de muita importância que suas redes sociais sejam atualizadas com frequência, para que estimule seus clientes a te acompanhar. Não é para qualquer um produzir conteúdo de relevância diariamente, por isso é recomendável utilizar algumas estratégias para continuar interagindo com seus seguidores e também para que possa conhecê-los melhor.